quarta-feira, 24 de março de 2010

Banho dos Gatos




Os gatos não têm necessidade de tomarem um banho tradicional, tendo em vista, que tomam o próprio banho, se lambendo. Os gatos são muito eficazes em se tratando da sua higiene pessoal, e para a maioria dos gatos, esse é o único método de limpeza que necessitam.
A língua dos gatos é semelhante a uma lixa, atuando como uma escova na limpeza do pelo.
Um gato sujo é sinal de que está doente, já que deixam de se limpar. Entretanto, podemos dar banhos em nossos gatos, não muitos, porém, o que acharmos necessário.



Algumas vezes se faz necessário dar banho, como em casos de:

- Refrescá-los no calor;
- Algum produto venenoso no seu pelo;
- Não consegue se limpar sozinho, por algum motivo;
- Gatos que participam de exposições;
- Estar muito sujo, por algum motivo.



MÉTODO PARA DAR BANHO NO SEU GATO:

Primeiro apronte tudo: água morna no chuveirinho, bacia ou pia que irá usar; toalha de banho ou tapete de borracha no fundo da pia ou bacia, para que o gato possa se segurar nela com as unhas e se sentir mais seguro; sabonete próprio para gatos, porque sabonetes humanos ressecam demais a pele do gato (Eu sugiro o sabonete neutro); toalha bem felpuda para secá-lo e dependendo do gato, você poderá depois da toalha usar secador de cabelos, mas a maioria dos gatos não gosta do barulho e ficam muito nervosos. Eu, dou banho e largo eles a vontade.

Para quem der banho de bacia = Encha a bacia ou pia com água antes de colocar o gato dentro, para que ele não se assuste com o barulho da água.

Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de não ser arranhado. (Aqui em casa, tiramos um domingo para isso, eu e meu marido, um segura e o outro esfrega, e, não é que os gatos gostam?)

ESCOVAÇÃO DO PÊLO

A escovação do pelo do seu gato é muito importante, evita a formação de bolas de pêlo no estomago deles. (Eu escovo para não ficar caindo o pelo e tê-los sempre brilhosos)

Obs: Segundo os veterinários, é interessante, vez ou outra, dar uma colher de óleo de cozinha ou azeite para o gato para auxiliá-lo na formação da “bola de pelo”, daí vão vomitar mais rápido.

Comece a escovar o pêlo dele quando ele ainda for filhote, para que ele acostume.
Se o gato for de pêlo curto, não necessitam de tanto cuidado, mas também devem ser penteados e escovados, e depois umedeça um pedaço de tecido e passe pelo seu pêlo.

Os gatos de pêlo longo devem ser escovados de preferência 2 vezes ao dia, por cerca de 5 minutos. Use pente de metal com dentes largos e escova de cerdas duras, assim ele ficará fofo quando você terminar. Certifique-se que desembaraçou bem os pelos do seu gato, ou ele ficará com um emaranhado impossível de desfazer, só sendo cortado. Penteie o gato por inteiro, não se esquecendo do abdomen e áreas em baixo das pernas.
Existem pentes e escovas especiais para o seu gato, em lojas de animais.

OLHOS E ORELHAS

A cera de ouvido pode ser removida com cotonetes, com cuidado. Isso deve ser feito 1 vez por mês.


No canto dos olhos, próximo ao nariz, ocorre uma formação dura, que pode ser retirada com cuidado com soro fisiológico levemente morno.

Enfim, com estes procedimentos seu gato estará bem cuidado.



Por que os gatos têm medo da água? (Embora alguns dos meus gatos adoram água)


Todo mundo sabe que os gatos não gostam de água e tratá-lo com cautela, embora os gatos são capazes de nadar e é muito bom.


Os cientistas dizem que os gatos são cautelosos com água para não molhar a lã. Os gatos têm uma estrutura especial da pele, que é necessário para o isolamento do gato. Devido à estrutura especial da pele, os gatos não sofrem com o calor e frio. Entre os pêlos da pele do gato para manter o ar, tornando a pele protege o corpo de um gato do superaquecimento e arrefecimentos. Peles de gato não permitem que o corpo perder calor no frio, e não permitir que o calor penetra no corpo de um gato em dias quentes.

Se a pele do seu gato recebe água, colchão de ar é perdido, o pêlo cai e perde as suas propriedades isolantes. Gato Molhado congela rapidamente e não ficar quente. O gato é conhecido por ser o instinto de sobrevivência muito altamente desenvolvida, que informa ao animal que a água deve ficar longe, ou congelar.

Embora, ocasionalmente, há gatos que gostam de tomar banho e brincar com água. Como na natureza, há raças de gatos que produzem alimentos no lago e, portanto, obrigados a viver na água.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)