quarta-feira, 24 de março de 2010

Antídoto para Envenenamento de Gatos e Cães




Eu recebi este email, de fato, não sei se funciona, mas não custa nada repassar a todos os amantes de gatos e cães... até porque foi instrução de um veterinário que faleceu em 01 de fevereiro de 2010.




ANTÍDOTO CONTRA ENVENENAMENTO DO SEU CÃO (OU GATO)

(FUNCIONA, USEM  SEM  MEDO)

Mesmo que você não tenha animais, repasse para quem tenha.


Dr. Marcel Benedeti (veterinário) recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais:

"Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol (uma colher de sopa) que, em contato com o estomago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar.

Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho.



Tenha sempre Atroveram por perto e repasse esta informação para as pessoas que conhece.

Poderá salvar vidas.

O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos), pois é absorvente.

Já existe, nas farmácias, em comprimidos.



Como tratar um gato envenenado?


Os bichanos são criaturas extremamente curiosas, xeretas e gostam muito de mexer em todas as coisas que vêem pela frente, o que às vezes, pode levar a muitos envenenamentos acidentais. Muitas vezes um gato encontra uma lata ou um frasco com alguma substância química (tóxica) e, acidentalmente ou de propósito, o derrama.


Naturalmente, o produto químico entra em seus pêlos e patas e, ao se limpar, o gato ingere a substância possivelmente tóxica. Muitos gatos que moram em áreas com outros animais peçonhentos, acabam comendo, por exemplo, sapos. Sua responsabilidade como dono de um animal é cuidar de seu gato e manter todos os produtos potencialmente tóxicos bem fechados e fora de alcance dos animais.

Alguns dos sintomas de possível envenenamento que devem ser observados incluem salivação excessiva, vômito, diarréia, dor abdominal, contração muscular, nervosismo, convulsões, coma e odor de substância química no corpo. Veja o que você pode fazer se o seu gato foi envenenado:


1º passo: se o gato está comatoso ou convulsionando, enrole-o em um cobertor e leve-o imeditamente ao veterinário com o recipiente, planta ou veneno sob suspeita;


2º passo: se o gato tiver um odor de veneno na pele, lave-o inteiramente com sabão neutro até que o odor desapareça. Os gatos continuam a lamber as áreas que contêm veneno se elas não forem limpas. Lavar a boca do animal com água limpa pode ajudar na descontaminação;

3º passo: se o gato ainda não tiver vomitado e o veneno não for um produto cáustico ou derivado de petróleo (veja a lista abaixo), induza o vômito com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio 3% a cada dez minutos, até que o vômito ocorra. Não exceda três doses. Se o gato resistir às suas tentativas, pare e leve-o ao veterinário imediatamente. Se o vômito não ocorrer em 30 minutos, leve-o ao veterinário com o veneno sob suspeita;

4º passo: se você perceber que é um animal peçonhento como sapo, jogue água e segue os seguintes passos.

As substâncias cáusticas incluem ácido de bateria, removedor de calos, detergente para lava-louças, desentupidor, removedor de graxa, detergente e limpador de forno. Os produtos derivados de petróleo incluem solvente de tinta, cera para pisos e solução de limpeza a seco.

Você deve estar surpreso com os ítens caseiros comuns e como eles podem ser um veneno para o seu gato. Alguns venenos caseiros comuns são bebidas alcóolicas, amônia anticongelante, água sanitária, chocolate (chocolate assado é o pior), detergentes, desinfetantes, desentupidor de canos, fluido de limpeza a seco, fertilizante, polidor de móveis, gasolina, cola, medicamentos para humanos (acetaminofeno, aspirina, bolinhas de naftalina, veneno para ratos, alho, limpadores de forno, removedor de tinta, graxa de sapato, polidor de prata e limpador de banheiro.

Algumas plantas tóxicas comuns são aloe vera, açucena, abacate, azaléia, ave-do-paraíso, copo-de-leite, mamona, planta de milho, ciclâmen, narciso silvestre, hemerocale, dieffenbáquia, lírio-da-páscoa, begônia, hera, gladíolo, holly, jacinto, hortênsia, íris, kalanchoe, noz de macadâmia, maconha, visco, narciso, filodendro, rododendro, tomateiro, tulipa, teixo e iúca.



13 comentários:

  1. MAIS Ñ COMBATE O VENENO DE CHUMBINHO ESSE É MORTALL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um texto sobre dar "atroveran" para o animal envenenado com chumbinho jogue no google e veja.

      http://boanimal.blogspot.com/p/salve-um-animal-de-um-envenenamento.html?m=1

      Excluir
  2. Desculpe-me minha linda só vi esse comentário hoje.
    Na verdade nem sei se combate mesmo, pois felizmente nunca precisei, mas é bom saber que o envenenamento por chumbinho não resolve. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato morreu envenenado...
    Nao deu tempo de levar ao veterinário...
    Fiquei desesperada....
    Nao desejo pra ninguem ......o que eu senti vendo ele morrer na minha frente....

    ResponderExcluir
  4. O antídoto específico para o chumbinho é a atropina. Custa R$10,00 em qualquer agropecuária e é bom sempre ter em casa para essas emergências.
    Meus cães já foram envenenados apliquei o antídoto e em poucos minutos estavam bem.

    ResponderExcluir
  5. À todos que possuem animais de estimação que tenham contato com a rua, tenham em casa Atropina e Carvão Ativado. Pode ser talvez a única chance de salvar seus animais. Já consegui salvar 3 gatos, mas infelizmente já perdi outros vários. É triste demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queria saber se só o carvão ativado salva ? Estou dando pro meu dês de ontem q noite ele melhorou mais muito pouco e deu água na seringa ele quer toma água mais não consegue

      Excluir
  6. Meu gatinho está triste sem movimentos como se não tivesse força,não consegue comer e está sonolento.pode ser envenenamento?

    ResponderExcluir
  7. Meu gatinho está triste sem movimentos como se não tivesse força,não consegue comer e está sonolento.pode ser envenenamento?

    ResponderExcluir
  8. Tem um texto sobre dar "atroveran" para o animal envenenado com chumbinho jogue no google e veja.



    resolve sim descobri na pratica com venenos de alto nivel

    ResponderExcluir
  9. Meu gato esta mole não esta agitado não reagi!

    ResponderExcluir
  10. Mercepton Oral 20ml Antitóxico Cães e Gatos Bravet

    ResponderExcluir

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)