sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Toques Terapêuticos para os Gatos



SEGUNDO TERAPEUTA AMERICANA, TOQUE HUMANO
PODE AJUDAR NA CURA DE ANIMAIS
(Em 28 de outubro de 2012)

Linda Telling-Jones massageando um gatinho


Por Patrícia Tai (da Redação)

Gatinho recebe toque terapêutico (Foto: Care2)

Terapia de toque terapêutico (“TTouch”) é um método estudado e desenvolvido por Linda Telling-Jones, e consiste em um tipo de comunicação não-verbal através de memória celular. Segundo a terapeuta, na “TTouch” o praticante fala à inteligência celular em suas mãos que, por sua vez, falam para as células do corpo. Quando se trabalha com animais, simplesmente colocando as suas mãos sobre o corpo e movendo-as de forma circular, você cria uma espécie de comunicação cinestésica (sensorial) entre espécies. As informações são da Care2.

Tellington-Jones inicialmente estudou o Método Feldenkrais, que abre novas vias neurológicas para o cérebro através do uso de movimentos não habituais. Ela, então, desenvolveu suas próprias técnicas baseadas no trabalho de Feldenkrais, começando com o conceito de que todas as células do corpo sabem a sua função. Ela defende que o uso do movimento circular, quando realizado com respeito, aumenta a velocidade de cura a nível celular.

A terapeuta conta que até mesmo animais mais resistentes respondem bem a esta técnica e com ela liberam a energia que porventura se encontrar estagnada.

Uma técnica simples que qualquer pessoa pode começar

Aqui está uma técnica muito simples que os terapeutas do toque recomendam: Coloque levemente as suas mãos, se o seu gato permitir, sobre um ponto doente ou doloroso do animal (como na foto acima). Imagine que você está deixando fluir a energia positiva de cura de você através de sua mão direita em seu gato, e deixando qualquer fluxo de energia negativa ou dolorosa do gato fluir por sua mão esquerda (se você se sentir mais confortável com a mão oposta, pode fazer desta forma, também). Depois, e isto é muito importante, agite as mãos para liberar qualquer energia negativa do seu corpo. Deixe que o gato descanse confortavelmente e use esta energia de cura de seu jeito.

A terapia “TTouch” consiste em fazer pequenos círculos sobre todo o corpo do gato (ou apenas onde for necessário). Imagine um pequeno relógio, de 2,5 a 5 cm de diâmetro, no local onde você tocar o gato. Comece na posição de 6 horas desse relógio imaginário e gentilmente pressione a pele no sentido horário até a posição de 9 horas, e então pare, erga seus dedos, e comece novamente em outro ponto. É importante manter uma pressão constante e fechar os círculos. Use os dedos do meio e faça 1 círculo mais 1/4 de círculo em cada ponto, então mude de local e repita. Repouse o seu polegar e o seu quarto dedo contra o corpo do gato para estabilizar a sua mão. Este toque circular é chamado de “toque do leopardo”.

Não repita o mesmo local duas vezes e não junte três círculos em fileira, faça em pontos separados.

Lembre-se de erguer os dedos quando termina um círculo, antes de mudar de ponto e começar outro. Você pode usar a mão esquerda (geralmente, você deve usar a sua mão dominante, mas para um animal de maior porte, como um cão ou cavalo, você deve usar as duas mãos).

Permita que suas mãos encontrem seu próprio jeito conforme se comunicam com as células do animal. Tente combinar o ritmo do movimento com a respiração do animal e com a resposta dele ao seu toque. Você pode tentar encontrar uma sintonia entre a sua respiração e a do animal. Concentre-se em fazer os círculos e na detecção de resposta do animal. E, como sempre, aproxime-se do animal com respeito.

Os benefícios do toque

O movimento circular “TTouch” (ou outras técnicas terapêuticas de toque) parece agir sobre as células do animal mais que o simples carinho que, embora amoroso e proveitoso, não parece ativar a consciência celular da mesma forma. Além de melhorar os fluxos linfático e sanguíneo, a terapia de toque é uma excelente maneira de reduzir o estresse em gatos, e pode até levar a prolongar a vida e retardar o envelhecimento.

A terapia de toque “TTouch” também é utilizada em pessoas e mesmo em bebês.

Mais uma dica da terapeuta

Telling-Jones diz que seus gatos adoram esta massagem relaxante a qualquer hora do dia:

“Tente isso, se o seu gato não se importar, coloque-o deitado de costas no seu colo, com a cabeça descansando sobre os joelhos e os pés traseiros dele em direção à sua barriga. Mantenha os seus polegares na altura das axilas do gato, e todos os seus dedos (ambas as mãos) no pescoço dele, e então comece a massageá-lo profundamente, por trás das orelhas e nos ombros. Quando feito corretamente, o seu gato vai relaxar totalmente. Não se preocupe se ele tolerar isso por pouco tempo no começo, respeite o seu limite caso ele se afaste e faça novamente em outra ocasião. Mas geralmente os gatos adoram. Esta e todas as formas suaves de toque são uma excelente maneira de criar uma conexão feliz com os gatos ou outros animais!”.

Mais informações sobre alternativas holísticas para animais no livro The Complete Guide to Holistic Cat Care, de Celeste Yarnall (PhD) e Jean Hofve, e no site www.celestialPets.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)